sábado, 30 de outubro de 2010

A TEORIA E A PRÁTICA


É pensando numa aproximação da teoria com a prática que se busca na geografia vivenciá-las, pois juntas são instrumentos de mudança. A uniformidade que cumprem justifica o valor que elas possuem como um condicionamento para uma transformação social.

O profissional da geografia tem que estar disposto a apresentar as forças geradoras que contribuem para moldar o espaço geográfico. Entender a dinâmica e interações existentes entre atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera não é suficiente, pois o profissional também tem que saber transmitir o conhecimento adquirido, pois assim o profissional será capaz de passar a mensagem de que o homem é um organismo capaz de alterar significativamente as ações da natureza através da tecnologia.

O professor de geografia tem que relacionar o conhecimento com a experiência cotidiana, dando significado aos temas abordados principalmente a partir da experiência de cada um e percebendo sua importância para o mundo, ou seja, fazer relação entre teoria e prática.

Outra dificuldade é quando a realidade não faz referência com as teorias, o que ocasiona dificuldades para interligar os conhecimentos, que por sua vez acabam por parecer indefinido, independente e sem significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário