terça-feira, 12 de outubro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR


O reconhecimento do local para um professor de geografia torna-se fundamental, pois é uma disciplina que faz compreender o espaço geográfico no qual a escola está inserida. O espaço geográfico é produto da atividade social sobre o substrato natural, ou seja, é a relação entre sociedade e natureza. O PCN no que se refere ao estudo do espaço busca perceber a pluralidade da atividade humana, que na sua habilidade estuda as manifestações dela e a dinâmica dos processos naturais.

Eis o espaço geográfico, a morada do homem. Absoluto, relativo, concebido como planície isotrópica, representado através das matrizes e grafos, descrito através de diversas metáforas, reflexo e condição social, experienciado de diversos modos, rico em simbolismos e campo de lutas, o espaço geográfico é multidimensional. Aceitar esta dimensionalidade é aceitar as práticas sociais distintas que permitem construir diferentes conceitos de espaço. (CASTRO, 2001, p.44)

O passado histórico na construção do espaço geográfico é citado por Santos (2004, p.153) “como um conjunto de relações realizadas através de funções e de formas, que se apresentam como testemunho de uma história escrita por processos do passado e do presente”.

Os PCNs, no que se refere ao estudo do espaço busca perceber a pluralidade da atividade humana, que na sua habilidade estuda as manifestações dela e a dinâmica dos processos naturais.

Observa-se o espaço geográfico, como aquele construído através da transformação do mesmo pelo homem (relação sociedade-espaço), tendo como finalidade a intencionalidade humana. Pode-se encontrar no espaço geográfico formas “naturais” (rios, planaltos, planícies e etc.) e artificiais (casas, avenidas e pontes) (GARCIA, 2006).

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