terça-feira, 16 de março de 2010

Desenvolvimento do Currículo


A trajetória da aprendizagem nos apresenta diferentes formas de como a educação pode ser pensada. Diante disso analisemos o que descreve Tyler, onde em 1949 lançou o livro que ficou conhecido como a Lógica Tyler intitulado Princípios básicos de currículo e ensino.
O sistema dele veio num momento onde formalizou o seu pensamento sobre a visualização, análise e interpretação do currículo e do programa de instrução de uma instituição de ensino em Princípios Básicos de Currículo e Instrução. Atualmente suas concepções ainda prevalecem por mais que alguns especialistas o vejam como um método tradicional, pois suas teorias são utilizadas por uma boa parcela do sistema educacional.
Algumas vantagens podem ser apontadas para mostrar acerca do currículo educacional:
Primeiro, Tyler defende que a aprendizagem deve ocorrer através da ação do aluno, onde é ele próprio quem faz e aprende. Onde o professor apresenta a proposta e cabe o aluno aprender o conteúdo. Segundo, o currículo passou a mapear as necessidades exigidas naquela época – pós-guerra - e que até hoje ainda são aplicadas, como a análise do contexto social, histórico, cultural, econômico. Dessa forma o aluno é preparado para ser inserido como profissional adequado ao mercado de trabalho. Terceiro, a avaliação do currículo com vistas ao seu contínuo aproveitamento, com isso se adequando ao meio e possibilitando a reestruturação do mesmo.
Contrapondo ao que se “considera” como modelo clássico de Tyler surge o interesse pelo estudo dos desafios e problemas emergentes no que cerca a educação, sem focar um modelo de sociedade de cultura tecnológica, com enfoques globalizantes. Que possibilita aos alunos se tornarem protagonistas, ganharem existência, estabelecerem relações significativas numa forma de organização pré-estruturadas. Capazes de analisarem os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade.
Algumas vantagens também podem ser observadas no que faz referencias a uma educação globalizante:
Primeiro, o conhecimento como instrumento para compreensão e possível intervenção na realidade e assim, respeitando as diferentes fases de aprendizagem. Segundo, promovem a inclusão, respeitando as diferentes habilidades motoras e níveis de saúde, respeitando o princípio de igualdade. Terceiro, propõe modelos curriculares menos autoritários, e mais comprometidos com os processos de ensinar e aprender. Onde as dimensões humanas da ética e da cidadania ativa sejam concretizadas na complexidade do nosso tempo e da dinâmica de mundo globalizado e questões sociais presentes.
Portanto, cabe ao educador exercer seu senso crítico e buscar dentro de sua realidade a melhor forma de ver o currículo escolar. Possibilitando uma visão ampla de modo a abranger todas as experiências, no sentido que se promova a diversidade e que insira o maior número de pessoas.

7 comentários:

  1. Parabéns pelo conteúdo Reinaldo! Sou professor de Ensino Profissionalizante mas faço pós-graduação em Met. de Ensino de História e suas palavras contribuiram para realização de uma de minhas avaliações. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olha, voce salvou meu trabalho, como detesto esse assunto, vcme ajudou bastante. Muito grata, vc é iluminado!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que os professores da pós também possuem acesso a este conteúdo!
    Caros alunos, caso queiram acrescentar as considerações apresentadas pelo profº Reinaldo, por favor o referenciem em seu texto!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, professor.
    Estou fazendo Pós em "EAD - Gestão e Tutoria". Mas essa área é relativamente nova para mim. Sou graduado em Ciência Política.

    Romi Krás
    Osório - RS

    ResponderExcluir
  5. Vc é nota miiiiiillll professor.Parabens, e obrigado, por postar esse texto, ele ajudará meu grupo de pós. abraço.

    Aldeir B. da Silva
    Iranduba -AM
    26 de Julho de 2001

    ResponderExcluir
  6. oi.você salvou meu trabalho faço pos -graduação na EAD e detesto esse assunto muito obrigado valeu

    ResponderExcluir
  7. Fátima Duarte disse...
    parabéns gostei muito do conteúdo.Estou cursando pos-graduação na EAD e esse texto ajudou muito ,vc é nota mil!

    ResponderExcluir