terça-feira, 29 de setembro de 2009

AVALIANDO DISTÂNCIAS NA EDUCAÇÃO


No cenário contemporâneo, a educação a distância já é uma realidade que se potencializa cada vez mais. Nesse sentido, percebe-se que mesmo na educação a distância existe uma necessidade de aula presencial para sanar as dificuldades encontradas pelos educandos. No viés desta questão percebe-se também que a modalidade presencial tem buscado, cada vez mais, a utilização de recursos tecnológicos e pedagógicos presentes na modalidade a distância.
Por conseguinte, deve-se obter uma combinação adequada de atividades remotas e locais, tirando-se proveito dos pontos fortes de cada uma delas e articulando-as em uma proporção compatível com as características do público-alvo e dos objetivos de cada curso. Dessa forma, constata-se que as margens limítrofes entre uma modalidade e outra são apenas conceituais, pois não existe um limite entre uma e outra já que ambas mesclam algumas características parecidas.
As teorias sobre a educação a distancia mostram alguns tipos das chamadas distâncias na educação das quais se destaca:
 A distância espacial (física) - é aquela a qual diz respeito à relação na ocupação do espaço físico real entre aluno e professor, aluno e seus colegas, e aluno e materiais de estudo. (Um curso por correspondência, por exemplo).
 A Distância Temporal - é aquela em que as interações não se dão de maneira imediata no tempo, demandam de certo tipo de espera para a comunicação. (exemplo trabalhos via email, ou portais educacionais)
 Distância Interativa ou operacional – é aquela que se relaciona diretamente à participação do aluno no processo, e informa se este é operacionalmente ativo ou passivo na aprendizagem.
Finalizando, destaca-se que conceitualmente a expressão "Educação a Distância" vem sendo largamente utilizada para designar formas tão diferentes de aprendizagem quanto cursos por correspondência e laboratórios virtuais de imersão total. Entretanto, o que importa em um processo de ensino-aprendizagem não é a distância física real entre aluno e professor (se separados por quilômetros ou metros), mas sim a efetiva sensação de distância percebida pelo aprendiz, pois o que importa na educação seja ela a distância ou não, é o conhecimento adquirido.

Um comentário:

  1. CERTA OU ERRADA? 33 Climas distintos predominam nas regiões brasileiras: na região Sul,
    o clima é subtropical; na região Nordeste, é tropical.

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