sábado, 15 de janeiro de 2011

Qual a importância dos quatros pilares para aprimorar a Educação Mundial?



A função social movida pelo substrato econômico sempre foi fator determinante para a incorporação de medidas pedagógicas. Sendo assim, pode-se afirmar que durante as últimas décadas, a Educação Mundial passou por inúmeras influências, oscilando em meio a múltiplas propostas pedagógicas. A realidade nos mostra que a ação pedagógica normalmente esteve direcionada a programas e projetos que atendesse ao campo econômico, dirigindo as práticas escolares para as práticas gerenciais de meios ou insumos. E no seio dessa dinâmica, são produzidos valores que se traduzem em diferentes sentidos para a qualidade, que somados ao empenho dos educadores representam grande importância na construção de uma política capaz de tornar o sistema educacional inclusivo.
É possível afirmar que já existem estudos e projetos capazes de aprimorar a Educação Mundial, provocando grandes conseqüências. Temos por base a visão dos quatro pilares do conhecimento, que podemos encontrar de forma bastante didática e com muita propriedade, editado sob a forma de livro – Educação: Um tesouro a Descobrir. Os Quatro Pilares da Educação são princípios definidores da estratégia de promover a educação como desenvolvimento humano. Fazendo uma síntese dessas quatro pilares da educação, temos:
• Aprender a conhecer caminha com o interesse, a disposição para adquirir, de reelaborar e reconstruir novos conhecimentos. É o mesmo que aprender a aprender, para tirar proveito das oportunidades oferecidas;
• Aprender a fazer mostra a disposição para realizar, tornar as pessoas aptas a enfrentar numerosas situações, de enfrentar os riscos, de errar mesmo na busca de acertar;
• Aprender a conviver traz o desafio de aprender com a convivência, aprendendo a respeitar as diferenças e o exercício de fraternidade, nos valores do pluralismo e da concepção mútua de paz; e, finalmente;
• Aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar a importância de desenvolver sua personalidade, com o objetivo de viver com maior capacidade e responsabilidade pessoal.
Fundamentados nos quatro pilares, acima citados, podemos afirmar que são propostas que vão muito além da informação ou mesmo do mero desenvolvimento de um conhecimento intelectual e certamente podemos elencá-las como metas a fim de aprimorar a Educação Mundial.
Desta forma, teremos sistemas educativos capazes de privilegiar o acesso ao conhecimento direcionado para futuras reformas educativas que discutam espaços de interação, participação e articulação, incorporadas em toda formação humana e social. Capazes de promover o respeito mútuo, os quatro pilares também geram relações dialógicas condizentes com a criatividade, o construtivismo e a solidariedade. Possibilitam, outrossim, desenvolver capacidades que levem os alunos a serem protagonistas do seu próprio destino.